O que podemos aprender sobre e-mail marketing com a estratégia de grandes empresas

Uma campanha de sucesso pode mudar por muito tempo os rumos do marketing digital. Por isso, é sempre importante ficar atento às estratégias adotadas pelas grandes empresas, que realizam muitos testes e têm a exata noção do que funciona com os clientes. Para te inspirar, trouxemos algumas marcas que fazem muito sucesso com seus e-mails, além dos motivos por trás do êxito de cada uma. Com bons exemplos e as melhores ferramentas, você conseguirá criar ótimas campanhas.

Netflix

A Netflix apresenta vários dos conceitos mais importantes do e-mail marketing em suas campanhas. O primeiro deles é a segmentação extrema das mensagens. Se você assina a plataforma, já deve ter recebido mensagens com recomendações precisas de acordo com o seu gosto para filmes e séries.

Mas, a grande estratégia do site de streaming está na data do envio dos e-mails. A maioria das mensagens é enviada no domingo, o dia de maior sucesso da plataforma. De acordo com um levantamento do site LateNightStreaming, o número de buscas pelo termo “Netflix” no Google costuma ser entre 90% e 100% maior aos domingos do que nos demais dias da semana, mostrando que a empresa é certeira em escolher os finais de semana para o envio dos e-mails.

A tendência é que a análise minuciosa do horário mais adequado para os envios se torne cada vez mais importante. A ferramenta Sensei, da Adobe, já utiliza a inteligência artificial para informar o melhor momento para mandar cada mensagem.

Amazon

A consolidação da Amazon como a maior empresa de e-commerce do mundo passa muito pela estratégia dos e-mails. Por conta das técnicas de machine learning e de seus algoritmos avançadíssimos, a gigante americana consegue enviar recomendações muito precisas.

Outro êxito da Amazon está na utilidade dos e-mails. Ao fazer uma compra, imediatamente recebemos uma mensagem com um botão para rastrear o pedido. Isso faz com que os clientes entrem várias vezes na mensagem, que também contém várias recomendações de produtos, incentivando futuras compras.

Uber

A maior lição dos e-mails da Uber é que ser direto ao ponto, às vezes, é muito mais importante do que criar conteúdos longos. A maioria das mensagens enviadas pela empresa é bem explícita: contém o valor do desconto já no título e, no e-mail, as condições são explicadas rapidamente e já é apresentado um botão que direciona para o aplicativo. Isso aumenta o número de clientes que abrem a mensagem e aproveitam as promoções.

A Uber ainda tem muito sucesso em outro elemento importante do e-mail marketing: a reconquista dos clientes inativos. Isso também é feito de maneira direta, sem questionamentos e mensagens longas, apenas oferecendo os descontos e incentivando os usuários na volta para a plataforma.

Douglas W. P.

Desenvolvedor Web na empresa Finalizart. Criei o Extrator em 2011 pois precisava organizar milhares de e-mails e não queria fazer o trabalho manualmente. Hoje milhões de pessoas extraem e organizam e-mails de uma maneira simples, rápida e gratuita.
O Extrator é um site sem fins lucrativos. Contudo tenho um grande gasto com servidores. Considere apoiar esse site com uma doação de qualquer valor.

Chave PIX:
[email protected] – Mercado Pago

1 Comentário

  1. tiago aparecido nascimento ribeiro

    muito bom

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas

E-mail que se autodestrói – Conheça o modo confidencial do Gmail

E-mail que se autodestrói – Conheça o modo confidencial do Gmail

Você sabia que o existe um recursos chamado modo confidencial do Gmail que permite enviar e-mails que se autodestroem? Isso mesmo! É uma forma de manter suas mensagens seguras e privadas, especialmente se elas contêm informações sensíveis, como números de conta ou...

Como extrair emails do Google usando um Extrator de Emails

Como extrair emails do Google usando um Extrator de Emails

Neste tutorial vamos aprender como extrair e-mails de textos aleatórios ou de uma pesquisa específica no Google, o Extrator de Emails Finalizart é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que pode ajudar. Olá, meu nome é Douglas W. P. e sou o criador do Extrator de...