Olá colegas Extratores,
Hoje trago um pequeno tutorial de como eu testo as minhas campanhas de email marketing antes de fazer o envio. É bem simples e rápido, e muito importante para garantir que não aconteçam erros com sua mala direta.
Porque testar?
Apesar de todos sabermos o motivos de um teste, nem sempre gostamos de fazer testes. A confiança que nós criamos em nossas habilidades, ou nos nossos conhecimentos, nos limitam a aceitar o que criamos como sendo a melhor opção. Além do fato dos testes tomarem tempo e esforço. E ignorar o teste é algo muito comum no nosso meio profissional.
O hábito de fazer sempre a mesma coisa pode estar sufocando a sua capacidade de melhorar. Então faça testes, Teste sempre que possível, pois só testando que você poderá comprovar a qualidade das campanhas que você está criando.
Como testar seu e-mail marketing?
Antes de começar a testar sua campanha de e-mail marketing, você vai precisar de um serviço de email (Servidor de Envios), devidamente configurado e funcionando.
- Não tem um servidor? Experimente os serviços: MailChimp, AWeber, Uol Marketing
Tudo pronto para testar email marketing? Então vamos começar:
Passo 1 – Acesse o site www.mail-tester.com
Este site é uma ferramenta de teste de spam e qualidade de código, mas ele fornece tantas informações que pode ser muito mais útil do que você imagina.
Ao acessar o site você vai receber um email temporário. Copie este e-mail (CTRL+C ou CMD+C)
2 – Envie sua campanha para o temporário
Agora você deve enviar a sua campanha para o email que o sistema te forneceu.
IMPORTANTE: Você não pode enviar sua campanha para o email teste como “Cópia” (CO), ou ainda “Cópia Oculta” (CCO). O email de teste deve ser o destinatário principal.
A maioria dos sistemas de envio tem um campo onde você pode enviar um email de teste. Se informe sobre essa funcionalidade com seu fornecedor.
3 – Aguarde o Resultado
Após disparar sua campanha volte ao site mail-tester.com e clique no botão azul no centro de tela.
– Aguarde a contagem regressiva e veja seu resultado.
O sistema pode não receber seu email na primeira tentativa, ou pode acontecer um atraso no recebimento, de qualquer maneira o MailTester irá reiniciar a contagem por até 10 vezes.
IMPORTANTE: Se seu não chegar ao MailTester repita o processo, ou entre em contato com seu fornecedor do serviço de envios.
Conclusão
Fazer o teste da sua campanha só vai te trazer vantagens, pois com base no resultado você pode avaliar a qualidade real dos seus envios de e-mail marketing. Realizo este teste em todas as minhas campanhas, até mesmo quando vou validar uma lista de email criei online. E sinceramente acho que é a melhor maneira de testar por completo o disparo.
Melhorando sua campanha você aumenta muito as chances de sucesso, também ajuda a evitar bloqueios dos servidores, aumenta a taxa de entrega, e descobre eventuais falhas de configuração.
Então só pra te lembrar, teste sempre!
Sucesso!
0 comentários